Sexta-Feira, 20 de Outubro de 2017

11/09/2017 - 19:18:05

MULTIVACINAÇÃO VAI ATÉ DIA 22

A Secretaria de Saúde Paranavaí inicia nesta segunda-feira, dia 11, a Campanha de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. A campanha, que vai até o dia 22, tem como objetivo resgatar os não vacinados ou completar os esquemas de vacinação para faixa etária de 0 a menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias).
“A multivacinação é uma estratégia que a CGPNI (Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações) vem adotando com a finalidade para atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos. A estratégia é realizada em um curto intervalo de tempo (apenas duas semanas). A ideia é oferecer todas as vacinas da rotina, a fim de melhorar a cobertura vacinal e otimizar a logística dos serviços de saúde. Nessas campanhas procuram-se administrar vacinas de forma seletiva
e possibilitar a atualização da Caderneta de Vacinação”, aponta a coordenadora do setor de Imunização do município, Míryan Jordão.
O atual Calendário Nacional de Vacinação dispõe de 14 vacinas para as crianças e cinco para os  adolescentes. Estão disponíveis doses das vacinas que protegem contra o rotavírus, sarampo, coqueluche, difteria, tétano, meningites, hepatites A e B, poliomielite, febre amarela e HPV.
“É muito importante que os pais levem as crianças e adolescentes até uma das salas de vacina do município (que ficam nos postos de saúde) e apresentem a Caderneta de 
Vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas para completar o esquema vacinal”, frisa Míryam.
O “Dia D” da Campanha de Multivacinação será no dia 16 de setembro (sábado) quando todas as salas de vacina do município estarão abertas para atendimento especial às crianças e adolescentes, público alvo da campanha. 

mostrar

(Clique para gravar o seu comentário)




Fale com o Praxedes