Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

20/09/2017 - 18:59:24

CÂMARA DE PARANAVAÍ: HONRARIA DR. ALDO SILVA

Os vereadores de Paranavaí parecem não se importar com a frequente crítica de que destinam muito tempo a darem nomes de vias públicas e prestarem homenagens e dessa vez se superaram. Os nobres edis resolveram criar a Medalha de Honraria que leva o nome do primeiro presidente da Casa Aldo Silva destinada a homenagear os servidores da Câmara Municipal. Tal iniciativa certamente irá gerar muitas críticas. Cabe lembrar que o Legislativo já tem em seu rol de homenagens a Moção de Aplauso, títulos de Cidadania (honorária e benemérita) e a Medalha José Vaz de Carvalho. Esta última criada depois que os títulos de cidadania ficaram restritos a um por vereador a cada legislatura.

mostrar

20/09/2017 - 18:31:09

MACACOS DO BOSQUE: PREFEITO KIQ IRONIZA

Uma postagem nas redes sociais falando do que seria o abandono dos macacos que vivem no Bosque Municipal, inclusive com a morte de um deles, fez com que o prefeito de Paranavaí, Delegado KIQ fosse até o bosque para ver a situação. Segundo a SECOM,  ao prefeito foi apresentado o trabalho que está sendo feito no local, incluindo a alimentação dos animais ali existentes. Na sua página no Facebook, KIQ fez questão de ironizar a polêmica:
"Próximo filme "PLANETA DOS MACACOS" vai ser dirigido por uma comissão de Paranavaí. Segundo dados do Green Peace, Paranavaí reúne a maior quantidade de especialistas nessa espécie animal por metro quadrado do mundo".

mostrar

20/09/2017 - 18:30:29

CÂMARA REJEITA DISTRITÃO E DISTRITÃO MISTO

Depois de meses de discussões e polêmicas, o plenário da Câmara dos Deputados rejeitou por ampla margem na noite desta terça-feira (19) a proposta de mudança do atual sistema de eleição dos deputados e vereadores, um dos pilares da atual reforma política. Foram apenas 205 votos a favor e 238 contra. Por se tratar de uma emenda à Constituição, era preciso o apoio de pelo menos 308 dos 513 parlamentares. As informações são de Ranier Bragon na Folha de S. Paulo.
O resultado reforça a tendência de que o Congresso, que já discutia uma reforma superficial e criticada por vários especialistas, não aprove nenhuma alteração no sistema eleitoral.
A PEC pretendia alterar o atual modelo, o "proporcional", para o "distritão" em 2018 e 2020 e, a partir de 2022, o distrital-misto.
No atual sistema (proporcional), as cadeiras são distribuídas com base em um cálculo que considera todos os votos dados aos candidatos do partido ou coligação. Com isso, é comum o eleitor votar em uma sigla e ajudar a eleger candidatos de outras, eventualmente coligadas.
No "distritão", são eleitos os mais votados. Os votos dados aos não eleitos e aqueles dados em excesso aos eleitos são desprezados. Não existe voto em legenda.
Já o distrital misto reserva metade das cadeiras para os mais votado em cada distrito (o Estado -ou cidade, no caso da eleição para vereadores- é dividido em distritos) e a outra metade para o sistema proporcional (votação em lista fechada de candidatos elaborada pelos partidos).
A Câmara já havia rejeitado o "distritão" em 2015, mas fez nova tentativa sob o argumento de que o modelo barateia as campanhas. Em 2015, o Supremo Tribunal Federal proibiu que empresas, até então as principais fontes de financiamento dos políticos, continuassem a fazer doações às campanhas.
O plenário tentou votar ainda nesta terça outro capítulo da reforma política, a que acaba com as coligações irrestritas para a eleição do Legislativo e cria regras para barrar legendas com baixíssimo desempenho nas urnas.
Mas não houve entendimento e nova tentativa ficou para esta quarta (20). Vários deputados afirmaram, porém, que não há acordo e que nada deve ser aprovado. Outra das propostas que pode ir a voto é o que cria um novo fundo público para financiamento das campanhas políticas. Para valer nas eleições de 2018, qualquer alteração tem que ser aprovada até o início de outubro.

mostrar

20/09/2017 - 18:29:39

DIA D DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA TERÁ ATENDIMENTO DAS 8 ÀS 16 HORAS

Assessoria Prefeitura


A Agência do Trabalhador de Paranavaí realiza na próxima semana o "Dia D" de Inclusão Social e Profissional, dedicado exclusivamente ao atendimento das pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados pelo INSS, visando a sua inclusão no mercado de trabalho. O atendimento na Agência será
feito no dia 29 de setembro (sexta-feira), das 8h às 16h.
“O Dia ‘D’ é uma ação nacional. A ideia é reunir trabalhadores com deficiência, reabilitados e
empregadores no mesmo espaço, para motivar o cumprimento da lei de cotas. As empresas podem utilizar este dia exclusivamente para entrevistas e processos de seleção de trabalhadores com deficiência e reabilitados que pretendem se recolocar no mercado de trabalho”, explica o secretário de
Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Emanuel Rodrigues.
Para se cadastrar/candidatar a uma das vagas, o trabalhador deve ir até a Agência do Trabalhador no Dia “D” levando a Carteira de Trabalho, RG, CPF, Laudo Médico e, no caso de beneficiário reabilitado, a declaração de reabilitação emitida pelo INSS.
De acordo com a Lei Federal nº 8.213/91, as empresas com 100 ou mais funcionários são obrigadas a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, na seguinte proporção: até 200 funcionários - 2%; de 201 a 500 funcionários - 3%; de 501 a 1000 funcionários - 4%; de 1001 em diante - 5%.
Os empresários que tiverem interesse em abrir vagas para pessoas com deficiência ou reabilitados, devem entrar em contato com a Agência do Trabalhador através do telefone 3421-2650. Lembrando que no dia 29, o atendimento será exclusivamente para pessoas com deficiência e reabilitados durante todo o dia.

mostrar

20/09/2017 - 18:29:08

CAMPANHA DE NATAL 2017 DA ACIAP: CRESCEM AS ADESÕES

Em 40 dias as adesões à campanha de Natal promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) promoveram um salto de mais de 200% nas rasgadinhas (prêmios instantâneos), que serão distribuídos prelo comércio e vão concorrer a R$ 1 milhão em prêmios. Neste período, levantamento da entidade mostra que a circulação de rasgadinhas subiu de 60 mil para 200 mil durante a campanha. E, em uma semana, o número de empresas que aderiram à campanha aumentou 15%, saltando de 70 para 80 lojas, entre elas um grande supermercado.
As rasgadinhas darão direito aos consumidores de concorrer a uma S-10 cabine dupla, total flex, sete Renault Kwid e sete motos Honda 125 fan. Além disso, elas trarão prêmios instantâneos de R$ 300. Serão 100 rasgadinhas premiadas. A campanha deste ano começa no dia 1º de novembro, quando o comércio inicia a distribuição de cupons aos seus clientes. No dia 18 de novembro será realizado o primeiro sorteio de um carro e uma moto. Os sorteios serão quase que semanais. E no dia 10 de janeiro haverá o sorteio da camionete.
FIDELIZAÇÃO - A campanha está sendo realizada em parceria com a Federação das Associações Comerciais do Paraná (FACIAP). O presidente da entidade, Marco Tadeu Barbosa, diz que a promoção não é apenas uma forma de incentivar o consumo. É uma resposta à necessidade cada vez maior do comércio de entender o perfil e o comportamento do consumidor para aprimorar o relacionamento com esse cliente. Isso é possível com a tecnologia utilizada na campanha que coleta dados relacionados à compra. “Com a campanha informatizada e os dados que conseguimos reunir, o nosso objetivo é que o lojista possa entender melhor quem são seus clientes e, assim, fidelizar esses consumidores”, explica ele.
Esta é uma novidade nas campanhas de Natal. A empresa que aderir a campanha receberá um banco de dados com informações de seus clientes (sexo, faixa etária e onde mora) facilitando suas ações de marketing e relacionamento com os clientes.

mostrar

20/09/2017 - 18:28:34

PROFESSOR DA FAFIPA/UNESPAR PARTICIPA DE CONGRESSO EM PORTUGAL

Pesquisa desenvolvida pelo professor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Willian Augusto de Melo, foi apresentada na Geomed 2017, entre 7 e 9 de setembro, em Porto, Portugal. A conferência sediada pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, na Universidade do Porto, reuniu pesquisadores, estatísticos, geógrafos, epidemiologistas, informáticos e profissionais da saúde para discutir métodos de análise espacial.
A partir de dados do período entre 2000 e 2014, o professor do curso de Enfermagem, do campus de Paranavaí, apresentou os resultados que obteve especificamente sobre a tendência de mortalidade devido a acidentes rodoviários com jovens no Brasil. Como explica, a pesquisa foi motivada pelo fato de os acidentes de trânsito serem considerados um grande problema de saúde pública global.
O foco das análises foi as ocorrências com pessoas com idade entre 15 e 29 anos, uma das faixas etárias mais produtivas da população. Os dados utilizados foram obtidos por meio do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Durante a programação, que contou com worshops, sessões temáticas, comunicações e plenárias, o evento abordou de forma interdisciplinar questões sobre estatística espacial, epidemiologia geográfica e aspectos espaciais em saúde pública a partir de olhares de diferentes campos do conhecimento.

mostrar

18/09/2017 - 18:15:53

AMAURI MARTINELLI É EXONERADO DA FUNDAÇÃO CULTURAL

O prefeito KIQ (PSDB) exonerou o presidente da Fundação Cultural, Amauri Martinelli, na sexta-feira. A informação foi confirmada ao Blog agora de manhã pelo próprio Martinelli. Em princípio seria uma exoneração temporária, até a conclusão de uma sindicância que deve ser aberta para apurar eventuais pagamentos irregulares. Não há indício de má fé, mas de erro técnico. Independe de ter havido dolo ou não, na avaliação preliminar da Procuradoria Jurídica do Município, Martinelli, que está constrangido, mas “com a consciência tranqüila”, deve devolver os valores pagos irregularmente. A situação foi provocada pelo vereador Leônidas Fávero Neto (PPS), que nos meses de abril e junho, cutucou o assunto e agora estaria pensando até numa CPI.
Ao Blog do Taturana, Martinelli relatou que em 2015 foi realizada uma licitação para contratação de professores na área da cultura que atende aproximadamente dois mil alunos. A licitação atrasou e embora os professores trabalharam nos meses de fevereiro e março, o pagamento começou só em maio, reçlativo a abril. Não era possível fazer a retroatividade e os professores perderiam dois meses de salário.
Por reconhecer o tempo trabalhado, Amauri reuniu recursos de outras fontes e fez o pagamento dos professores e de outras pequenas despesas. Só quando apareceu o pedido de informações do vereador Leônidas é que o presidente da Fundação Cultural foi informado de que ele não poderia ter feito o pagamento daquela forma.
Amauri entende os fatos, se diz constrangido, mas diz que não fez nada de errado, apenas agiu “de boa fé tentando reparar uma injustiça”. Ele já havia se justificado com o prefeito KIQ sobre o assunto, mostrando com documentos que não houve desvio, mas eventual erro procedimento técnico.
Enquanto se realiza a sindicância, a diretora-geral Rose Sanga vai responder pela Fundação Cultural.

mostrar

18/09/2017 - 18:15:18

OBRAS DE MELHORIAS NA REDE DE ÁGUA PODEM AFETAR ABASTECIMENTO EM BAIRROS DE PARANAVAÍ

A Sanepar informa que, na terça-feira (19), vai substituir um macromedidor no sistema de distribuição de água de Paranavaí. O serviço terá início às 13h e, por isso, os moradores dos bairros: Jardim Alvorada do Sul I e II, Jardim das Monções II, Jardim Solange, Jardim Paraíso, parte do Centro, região do edifício Aruãna, que não possuem caixa-d’água poderão ficar desabastecidos. A normalização está prevista para o decorrer da noite, de forma gradativa.
Lembrando que só ficarão sem água durante este período os clientes que não possuem caixa-d’água no imóvel, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115, que funciona 24 horas. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.

mostrar

18/09/2017 - 18:14:47

UNESPAR REGISTRA 6,3 MIL INSCRIÇÕES DO VESTIBULAR

Nesta edição, a Unespar está ofertando 1.746 vagas em 67 cursos de graduação. Na divisão de inscritos pelo número de vagas, o vestibular alcançou uma média de 3,62 candidatos por vaga. O detalhamento com a concorrência completa de todos os cursos deve ser consultada no site.
Seguindo a ordem dos cursos mais concorridos, despontam como no vestibular anterior, Cinema e Audiovisual, do campus de Curitiba II (FAP), com 15,6 candidatos por vaga; Enfermagem, do campus de Paranavaí, com 11,7 e Administração, do campus de Paranaguá, com 10,65.
Além disso, dos outros campi, aparecem os cursos de Ciências Contábeis noturno, do campus de Apucarana, com 7,72 candidatos por vaga; Pedagogia noturno, do campus de União da Vitória, com 7,24; Pedagogia noturno, do campus de Campo Mourão, com 5,8 inscritos por vaga; e Artes Visuais, do campus de Curitiba I (Embap), com 4,67 concorrentes para cada uma das vagas em oferta.
Especificidades
Pessoas transexuais ou travestis que ainda não solicitaram o nome social podem fazer até quarta-feira (20). O procedimento garante o nome nas listagens internas e gabaritos, bem como a utilização de ambiente sanitários. Já os casos de candidatos que necessitam de atendimento especial devem ser tratados até 30 de setembro. A CCCV receberá os pedidos dentro dos prazos determinados e considerando as exigências contidas no Manual do Candidato e no edital do processo seletivo.

mostrar

15/09/2017 - 19:02:14

USO DE BENS PÚBLICOS DO IML POR SERVIDORAS ESTÁ NA MIRA DO MP

O Ministério Público recebeu da 8ª SDP uma representação  que apura a denúncia de que duas servidoras do Instituto Médico Logal de Paranavaí,  teriam utilizado bens públicos para fins particulares, o que configura improbidade administrativa.

mostrar
2


Fale com o Praxedes