Sexta-Feira, 15 de Dezembro de 2017

29/11/2017 - 19:05:36

NOVO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

Na última segunda-feira (27) aconteceu a posse dos novos conselheiros e a escolha dos membros que vão compor a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde até o próximo ano. A nova presidente do Conselho é Sônia Maria Silvestre Botini, que representa o segmento dos trabalhadores em Saúde.
Foram escolhidos ainda para a Mesa Diretora os seguintes nomes: 1º Vice-Presidente – Arnoldo Luiz Victor (usuário), 2º Vice-Presidente – Alessandro Pedrosa Govêa (trabalhador), 1º Tesoureiro – Milton Sbais (prestador de serviços), 2º Tesoureiro – Leila Vanda Aguiar (usuário), 1ª Secretária – Carla Daniele de Oliveira (gestora em Saúde), 2ª Secretária – Maria Imaculada Aparecida Nogueira Cadorin (usuário), e Ouvidor – Lino Zanotto (usuário). São estes conselheiros que vão conduzir os trabalhos do CMS na gestão 2017-2018.

mostrar

28/11/2017 - 19:00:14

MEDEIROS E LORENZETTI JUNTOS EM 2018?: POUCO PROVÁVEL

O desejo do pré-candidato ao Governo do Paraná, Ratinho Junior (PSD) de ver os grupos políticos do ex-prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti (PSD), e do deputado estadual, Tião Medeiros (PTB) juntos em 2018 está longe de ser concretizado. Medeiros tem no atual prefeito Delegado KIQ o seu principal apoio e não esquece o fato de não ter recebido ajuda quando venceu sua primeira eleição. Do outro lado, Lorenzetti já sinalizou que prefere o apoio do ex-vereador Pó Royal (Podemos), com quem vivia às turras em seus dois mandatos como prefeito. Ratinho Junior terá uma tarefa e tanto se quiser mudar este quadro.

mostrar
2


28/11/2017 - 18:59:45

DESTINO DE REQUIÃO DEVE SER O PT

Articulistas políticos dão como certa a expulsão do senador Roberto Requião do PMDB e sua ida para o PT. No Paraná, esta mudança irá provocar uma reestruturação das duas siglas, já que os partidários de cada lado nos municípios não costumam ser aliados nas eleições. O grau de mudanças vai depender da influência de Requião em convencer seus atuais aliados de que terão espaço em hostes petistas. Com alguns percalços, Requião conseguia liderar o PMDB paranaense e fazia valer sua vontade, mas ao decidir bater de frente com a direção nacional do partido se deu mal e a expulsão é considerada favas contadas.

mostrar

28/11/2017 - 18:59:13

GABARITO DO VESTIBA DA UNESPAR JÁ PODE SER ACESSADO

Respeitando o prazo e a possibilidade dos candidatos solicitarem revisão das respostas das provas, a Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV) divulgou nesta terça-feira (28) o gabarito oficial do vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os candidatos podem fazer a conferência acessando o site www.vestibular.unespar.edu.br.
Nesta edição foram poucas as mudanças no gabarito, conforme mostra o edital. No total, foram anuladas uma questão de Língua Inglesa, uma de Sociologia e corrigida a resposta de uma questão de Língua Portuguesa.
A lista dos classificados para a realização do Teste de Habilidade Específica (THE) será publicada no dia 6 de dezembro. O teste é uma segunda fase para os inscritos para as vagas dos cursos de Artes Cênicas, Dança, Música, Música Popular, Superior de Canto, Superior de Composição e Regência e Superior de Instrumento.
Nos dias 11 e 12 de dezembro, os selecionados deverão comparecer para o teste no campus de Curitiba I (Embap). Já os candidatos dos cursos do campus de Curitiba II (FAP) participarão dos testes entre os dias 10 e 12, conforme editais que serão divulgados na página do vestibular. O resultado final do processo seletivo, com todos os aprovados, está previsto para ser publicado no dia 22 de dezembro. As matrículas ocorrerão a partir de 30 de janeiro de 2018.

mostrar

28/11/2017 - 18:58:36

ACIAP: COMO CRIAR ANÚNCIO DE ALTA PERFORMANCE NO FACE

Será realizado nesta quarta-feira (29) um treinamento na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) sobre como criar anúncios de alta performance para o facebook. O treinamento será a partir das 19 horas e a taxa de inscrição é de R$ 30 para associados e R$ 90 para não associados.
A promoção é do Ponto de Atendimento do Empreendedor, mantido pelo Sebrae, ACIAP, Prefeitura de Paranavaí, Sicoob e Farecie e tem por objetivo oferecer aos empresários para potencializar as vendas pelo facebook, que terá mais visibilidade. O treinamento será ministrado pelo professor Felipe Orsoli. O participante precisa levar o notebook. Isto porque toda a aula é prática.

mostrar

28/11/2017 - 18:57:53

UBSs EM HORÁRIO ESPECIAL: TESTES RÁPIDOS DE HIV

Na próxima sexta-feira, dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à AIDS. E para marcar a data, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando um horário de atendimento especial para quem quiser fazer testes rápidos para detectar ou descartar a doença. Três Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 17h às 19h, estendendo assim seu horário normal de atendimento. Quem quiser fazer o teste rápido que detecta não só o vírus HIV, mas também Sífilis e Hepatites Virais, basta ir até um dos postos de saúde de plantão. Estarão abertas as UBSs do Campo Belo, Jardim Ipê e Jardim São Jorge. O resultado do teste é sigiloso.

mostrar

27/11/2017 - 18:35:00

PÓ ROYAL AGORA É DISPUTADO

Depois de ter seu nome recusado pelo diretório local do PSD, o ex-vereador Pó Royal, atualmente no Podemos, demonstra que seu potencial eleitoral não passa despercebido. Além do já anunciado convite do PSC, Pó Royal também é pretendido pelo PP e pelo PDT para disputar as eleições de 2018. O futuro político do ex-vereador pode definir a dobradinha com o ex-prefeito Rogério Lorenzetti (PSD), que vem sendo trabalhada neste período de pré-campanha.

mostrar

27/11/2017 - 18:34:20

POSIÇÃO DO PSDB DEPENDE DO GRUPO DE RICHA

Quem será o candidato ou candidata ao governo do Paraná apoiado pelo grupo do governador Beto Richa em 2018? Somente depois de escolher entre sua vice Cida Borghetti (PP) ou seu ex-secretário Ratinho Júnior, os tucanos saberão como ficam as costuras locais e regionais para definir candidatos a deputado estadual e federal. Isto deve acontecer também com outras siglas que acompanham Beto Richa em seus dois mandatos.

mostrar

27/11/2017 - 18:33:30

LORENZETTI INGRESSA NO PSD

Ao ingressar no Partido Social Democrático (PSD), o ex-prefeito Rogério Lorenzetti, disse que fez uma “opção bem consciente”, considerou o projeto de seu novo partido “o melhor entre os demais” e que Ratinho Júnior, pré-candidato ao Palácio Iguaçu, tem grande “capacidade de trabalho”, conhece a administração pública e está preparado para fazer “um excelente governo”.
O ex-prefeito estava sem partido desde meados de julho, quando deixou o PMDB depois de ter ficado quase 15 anos na agremiação partidária. Ele se filou ao PSD no último sábado, no Encontro Democrático do partido, com a presença do deputado Ratinho Júnior, pré-candidato ao Governo do Paraná.
No sábado pela manhã, ainda antes de assinar a ficha de filiação, que seria abonada elo ex-secretário estadual de Desenvolvimento Urbano (SEDU), Lorenzetti postou em redes sociais de seu grupo político que a decisão de ir para o PSD aconteceu “após análise de perspectiva e declinando de diversos convites honrosos de outros partidos”. Apontou que tomou a decisão “consciente da importância da mesma no atual quadro político regional e nacional”. Pré-candidato a deputado federal, Lorenzetti escreveu que espera “continuar servindo a população que sempre me prestigiou com a confiança necessária para alcançar a representação popular”.
EXCELENTE GOVERNO - No seu pronunciamento, após assinar a filiação, reiterou que verificou as condições dos partidos e dos seus pré-candidatos ao governo e considerou que “o projeto do PSD é o melhor, sem dúvida”.
Sobre Ratinho Júnior, destacou que “a capacidade de trabalho dele é muito grande. Ele é jovem, conhece o serviço público, conhece a administração pública e vai fazer um excelente governo”.
Ao final, o ex-prefeito de Paranavaí de 2009 a 2016 lembrou que há 30 anos a região não tem deputado federal legítimo. “O último foi Dionísio Assis Dal-Prá”, lembrou. E disse que vai perseguir “o que eu chamo até de responsabilidade, direito de (a região) voltar a ter um deputado federal”. Encerrou colocando o seu "passado de trabalho e de honestidade voltado para a coisa pública”.
Por sua vez, Ratinho Júnior revelou que conheceu Lorenzetti quando era o titular da SEDU e ele prefeito de Paranavaí. “Logo depois da minha posse ele foi apresentar os projetos da cidade. De cara chegou com projetos dizendo o que ia fazer, de que forma ia desenvolver a cidade, quais eram as prioridades e conseguimos fazer um grande trabalho em parceria”.
Mais adiante, Ratinho falou da satisfação em ver o ex-prefeito filiado ao PSD: “Para nossa alegria, hoje, ele que é uma liderança regional, do nosso estado, uma pessoa que deixou um bom histórico como prefeito, que foi avaliado como um dos melhores prefeitos do Estado do Paraná quando estava no seu mandato, nos dá a alegria de estar se filiando”.
Enfatizou que a filiação de Rogério ao PSD “é a garantia de que teremos uma força política muito grande em Paranavaí e região”.

mostrar

27/11/2017 - 18:32:30

PEDIDO DE DUPLICAÇÃO DA BR-376 SERÁ ENTREGUE EM BRASÍLIA

Um grupo de lideranças de Paranavaí e região estará nesta terça-feira (28) em Brasília para oficializar no Ministério dos Transportes o pedido de duplicação da BR-376 entre Paranavaí e Taquarussu (MS), com um ponte no Porto São José. A comitiva será recebida às 15h30 pelo secretário nacional dos Transportes, Luciano Castro.
O grupo vai protocolar o pedido que tem mais de uma centena de assinaturas de autoridades e lideranças da região. Diversos deputados federais do Paraná que obtiveram votos na região também se comprometeram em participar da audiência e trabalhar politicamente para viabilizar a reivindicação.
Segundo Ivo Pierin Júnior, presidente do Sindicato Rural de Paranavaí e um dos líderes da Sociedade Civil Organizada, que ao lado da Associação dos Municípios do Paraná (Amunpar), coordena a mobilização em torno deste assunto, a audiência em Brasília é mais uma etapa na longa trajetória para viabilizar a Rodovia do Agronegócio.
“Existem várias etapas a ser vencidas. Temos o projeto para fazer, promover o retorno da BR-376 neste trecho para o Governo Federal, já que atualmente está estadualizada e colocar esta obra no plano de concessões do Ministério dos Transportes. Isto demanda tempo e muito trabalho técnico e político”, diz Pierin.

mostrar

Fale com o Praxedes