Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

31/12/2014 - 19:09:45

UM 2015 CHEIO DE SAÚDE E FELICIDADE A TODOS

É o desejo deste blogueiro a todos que privilegiam este espaço.

mostrar

31/12/2014 - 19:07:04

MELHOR PENSAR EM 2015, DEPENDENDO EM 2016

Durante o punhado de anos em que trabalhei no jornalismo impresso costumava sugerir e cumprir a pauta de fazer uma retrospectiva do ano que se findava. Hoje vou fazer diferente. Usar o passado para pensar no futuro. A possibilidade de já pensar em 2016 é apenas a lembrança do meu pai, que a cada final de ano fazia questão de dizer que pensava não no seguinte, mas no subsequente. Eis os pedidos para o ano que vem:
- Que em 2015 a política passe longe do preconceito e radicalismo vistos nas eleições de outubro do ano que acaba;
- Que em 2015 o PAC continue mudando a cara de muitos bairros de Paranavaí, mas que as esburacadas ruas de outras localidades recebam a visita da usina de asfalto;
- Que no ANO NOVO o Egoísmo entre na lista de pecados capitais. Contribuo com casos inquestionáveis.
- Que nos PRÓXIMOS 365 DIAS, a palavra empenhada não seja apenas um som audível (sabe aquela história do fio de bigode?)
- Que em 2015 os salários melhorem em Paranavaí, apesar da crônica preguiça em se especializar de grande parte dos trabalhadores. Muitos preferem lavar latrinas ganhando em euros ou ienes, com custo de vida de cidadão local que não se submete a este tipo de trabalho.
- Que em 2015 os restaurantes self-service de Paranavaí lembrem que possuem um horário de atendimento. Durante este período, o que anunciam no cardápio deve estar em oferta. Caso contrário é propaganda enganosa. O argumentou "acabou" não está previsto em lei.
- Que em 2015 um número significativo de motoristas de caminhonetes de Paranavaí se conscientizem que apesar de  servirem para a lida nas fazendas, quando nas cidades devem respeitar os demais veículos.
- Que no ANO QUE VEM alguém descubra o engenheiro em ergonomia que mudou as mesas da praça de alimentação do Shopping Cidade Paranavaí e avise que não deu certo.

mostrar

31/12/2014 - 17:36:54

ENTREVISTA DE RL NO DN: ENTRELINHAS

Alguns pitacos deste blog sobre as entrelinhas das respostas do prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti (PMDB) em entrevista ao DN:
- Além da boa gestão dos recursos recebidos de outros governos, a citada boa situação financeira do município foi construída com aumentos significativos gerados pelo PMAT, fiscalização nas ruas e, mais recentemente, com o ITBI, que pegou muita gente de calça curta. Ou não?
- No relacionamento com o Legislativo, a situação não anda nada bem. RL ressalta a importância dos vereadores fiscalizarem, mas pede instrumentos para administrar. O problema é que a outra função precípua do vereador é legislar e muita coisa tem emperrado por problemas técnico/legislativo.
- Sobre mudança no secretariado, RL dá sinais de que pretende extinguir algumas secretarias ou diretorias. Como este é o tipo de atitude que sempre gera polêmica, pública ou interna, o prefeito pretende dar mais um tempo. Do grupo mais próximo e que o segue desde a gestão passada uma mudança só acontece por uma chance profissional irrecusável.
- O compromisso de dar uma melhorada na imagem de nossas praças é sempre bem esperado. Saliente-se que muito da precariedade destes locais públicos é gerada pela ação de vândalos.

mostrar

31/12/2014 - 17:34:56

BOM SABER: NATAL SEM ROUBOS NO CENTRO DA CIDADE

Uma notícia boa e outra nem tanto. A região do centro comercial de Paranavaí não registrou casos de roubos durante o período de horário especial de Natal. Lamentavelmente, esta concentração de esforços do 8º BPM não consegue se repetir nos demais meses do ano. Não por vontade ou disposição de oficiais e soldados, mas por contar com algo em torno de 30/40% do efetivo de 30 anos atrás. 

mostrar

31/12/2014 - 17:34:26

PERGUNTINHA

Qual a participação efetiva do Governo do Estado, via Cohapar, nas anunciadas 18 mil moradias da região Noroeste? Tomara que não seja na fiscalização da qualidade das edificações, muitas com rachaduras ou levadas pela chuva.

mostrar

31/12/2014 - 16:51:48

ENTREGA DE KITS DE COMBATE À DENGUE

 ENTREGA DE KITS DE COMBATE À DENGUE

Todos os agentes de endemias da Visa (Vigilância em Saúde) receberam esta semana novas bolsas e kits com material completo para o trabalho de combate à dengue em Paranavaí. A entrega dos kits foi realizada pelo secretário de Saúde do município, Agamenon Arruda de Souza, e pelo diretor da Visa, Randal Fadel Filho.
“Os kits de materiais contém itens como pesca larvas, bacia, lanterna, prancheta, pipeta, pasta, caderneta, etc. São 20 itens no total, incluindo a bolsa, e o material segue o padrão exigido pelo Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD). Já fazia alguns anos que os agentes não tinham material novo, e agora estão equipados com novos itens para trabalhar no combate à dengue em Paranavaí”, explicou Randal.
No total, foram entregues 45 kits para os agentes de endemias da Visa. Os recursos para aquisição do material são provenientes do VigiaSUS – Programa de Qualificação da Vigilância em Saúde do Paraná.

mostrar

31/12/2014 - 16:50:21

PROGRAME-SE

Quarta-feira (31): missa de Ano Novo na Catedral Maria Mãe da Igreja, às 20h.
Quarta-feira (31): às 20h também tem missa de Ano Novo na Igreja São Sebastião – Santuário do Carmo.
Quarta-feira (31): o baile de Reveillon do Paranavaí Tênis Clube vai ter a animação musical da banda Santa Maria.
Quarta-feira (31): o Reveillon no Clube Idade Dourada começa às 22h com aula de dança, seguida de bailão até às 3h com a banda Kado Karrero.
Quarta-feira (31): a dupla Pedro Henrique & Fernando e o grupo Sempre Tem vão comandar a festa de Reveillon no Palácio de Cristal, a partir das 23h. A noite ainda terá Tenda Eletrônica e camarotes Wood’s. A festa é promovida pela Dolce Night.
Quarta-feira (31): a festa de Reveillon 2015 do Clube Campestre será animada pelo grupo Herança, RDC – Rodrigo & Di Campeiro e JL Jaime Jr.
Quinta-feira (1º): na Igreja São Sebastião – Santuário do Carmo, a Missa de Ano Novo terá dois horários: às 7h30 e às 19h30.
Quinta-feira (1º): às 9h tem mais uma Missa de Ano Novo na Catedral Maria Mãe da Igreja.
Sexta-feira (2): Feira da Lua a partir das 18h, na Praça dos Pioneiros.
Sábado (3): das 7h às 13h acontece mais uma edição da Nossa Feira, em frente à sede da Secretaria de Agricultura (Seagri), localizada na rotatória da Praça dos Expedicionários (Jardim São Jorge). A feira oferece produtos frescos e de qualidade aos consumidores de Paranavaí, como pães, bolos, bolachas, salgados, conservas, compotas, hortaliças, frutas, queijos e derivados e conta com a participação de aproximadamente 15 produtores rurais da agricultura familiar e do Programa Compra Direta. A Nossa Feira está dividida em três setores: barracas de alimentação (com salgados e bebidas), olericultura e fruticultura, e produtos da agroindústria.
Domingo (4): o tradicional bailão de domingo do Clube Idade Dourada terá animação musical do grupos Os Querencianos. A festa começa às 19h, com aula de dança, e o bailão segue até a meia-noite.

mostrar

30/12/2014 - 19:03:12

MUDANÇAS NO BINÁRIO: RUAS PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO NORTE SÃO AS PRÓXIMAS

  MUDANÇAS NO BINÁRIO: RUAS PERNAMBUCO E RIO GRANDE DO NORTE SÃO AS PRÓXIMAS

A Ditran (Diretoria de Trânsito) anunciou nesta terça-feira (30) a implantação de uma nova etapa do sistema binário em Paranavaí no final do mês de janeiro de 2015. “Esta é uma fase muito importante do binário, porque vai abranger duas vias de grande fluxo de veículos. O município já concluiu todo o processo de licitação para contratação dos serviços de implantação de semáforos, sinalização vertical e pintura mecanizada de sinalização horizontal”, explica o diretor do Ditran, Gilmar Lopes.
A nova fase do binário vai colocar em sentido único duas das vias de maior tráfego da cidade. A primeira delas é a Rua Pernambuco, no trecho compreendido entre a Rua Edson Martins até a Avenida Distrito Federal. A Rua Pernambuco passara a ter sentido único do bairro para o Centro.
A segunda via que fará parte do sistema binário é a Avenida Rio Grande do Norte, que passa a ser sentido único do Centro para o bairro no trecho compreendido entre as avenidas Distrito Federal e Paraná.
Segundo um levantamento feito pela Polícia Militar em parceria com a Ditran, na Rua Pernambuco e na Avenida Rio Grande do Norte estão 4 dos 10 principais pontos com maior número de acidentes de Paranavaí.
O cruzamento da Rua Pernambuco com a Rua Luiz Spigolon é hoje o 1º lugar em número de acidentes na cidade. O 4º lugar é no cruzamento da Rua Pernambuco com a Rua Amapá. Os cruzamentos da Avenida Rio Grande do Norte com a Rua Souza Naves e da mesma avenida com a Rua Miljutin Cogej, também estão na lista dos 10 pontos com maior número de acidentes.
“A implantação do binário na Rua Pernambuco, por exemplo, vem atender a um pedido da população que utiliza a vida para acesso às escolas e laboratórios de análises clínicas. É uma rua muito movimentada e com rota do transporte coletivo também. Já a Avenida Rio Grande do Norte hoje apresenta um congestionamento muito grande nos horários de pico. Com o binário, o acesso nas duas vias será mais rápido e seguro, uma vez que serão implantados também semáforos nestes pontos onde hoje estão sendo registrados tantos acidentes de trânsito”, frisa Gabriel.
NB: As alterações do binário deveriam servir para agilizar o trânsito e serem acoampanhadas da conscientização dos motoristas. Como isto é difícil, mais semáforos para frear os apressadinhos.

mostrar

30/12/2014 - 18:41:45

PETISTAS DO PR FORA DO GOVERNO: EFEITO ALBERTO YOUSSEF?

Para um estado que tinha ocupantes do PT em três pontos chaves no primeiro mandato da presidente Dilma - Secretaria da Presidência, Casa Civil e Comunicações - o anúncio da nova equipe é uma decepção só. Junto com o ex-deputado André Vargas, Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo e Vicente Carvalho, parecem ter caído em desgraça com as delações do doleiro londrinense Alberto Youssef.

mostrar

30/12/2014 - 18:19:57

NÚMEROS NEGATIVOS DO NATAL: DOIS DISCURSOS

Os números do SCPC no Natal das praças de Campo Mourão e Paranavaí foram inferiores aos do ano anterior. O vice-presidente da Aciap, Guto Costa se esforçou em achar motivos e ao final da entrevista no DN deixou a impressão de que as expectativas não são nada boas. Eu disse, impressão. Enquanto que o presidente da Acicam, Newton Leal, teve tópicos de uma entrevista em emissora de rádio ressaltadas no Blog Boca Santa e disse que as vendas foram boas, mas poderiam ser melhores, sem salamaleques.

mostrar

Fale com o Praxedes