Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

31/01/2017 - 20:01:03

ALERTA: TRÊS CASOS DE DENGUE CONFIRMADOS EM PARANAVAÍ

O primeiro mês do ano teve o registro de três casos de dengue, com 53 suspeitos. Apesar de comparativamente com 2016, quando foram 27  casos confirmados e 117 suspeitos, a situação se mostrar mais tranquila, não é recomendável baixar a guarda. Cada cidadão de Paranavaí deve lembrar que o primeiro levantamento do foco do mosquito transmissor da doença (Lira) de 2017 foi de 3,1%, bem acima do 1% recomendado pela OMS. Outro fato preocupante, os três casos foram registrados em grandes bairros da cidade - Jardim São Jorge, Vila Operária e próximo ao Jardim Morumbi. Para tomar cuidado é só lembrar que o mosquito Aedes aegypti é extremamente democrático e não se importa com o currículo ou a conta bancária de quem vai picar.

mostrar

31/01/2017 - 20:00:08

DIÁLOGO ABERTO E HUMILDE COM SERVIDORES MARCA INÍCIO DE GESTÃO DE KIQ

  DIÁLOGO ABERTO E HUMILDE COM SERVIDORES MARCA INÍCIO DE GESTÃO DE KIQFoto: Marcelo Zavan

Os primeiros contatos entre a equipe do prefeito Delegado KIQ e os servidores municipais durante este mês, segundo relatos obtidos pelo blog, têm surpreendido pelo diálogo aberto e a humildade de reconhecerem o pouco conhecimento da maioria sobre administração pública. A reunião hoje de manhã na Infra-estrutura foi, segundo informa o Blog do Taturana, uma forma de desmentir boatos que vinham agitando o setor, que sempre teve participação decisiva nas reivindicações da categoria. Quanto o prefeito e seus secretários se propõem a ouvir quem vive o dia a dia da administração abre-se a possibilidade de uma gestão melhor. O ex-prefeito Rogério Lorenzetti se esforçou em valorizar o servidor de carreira e teve o retorno esperado na evolução dos serviços oferecidos.

mostrar

31/01/2017 - 19:57:55

ASSESSOR DE VEREADOR EM PROTESTO: O BURACO É MAIS EMBAIXO

Na modesta opinião deste blogueiro, a polêmica criada em torno da presença do assessor do vereador Professor Carlos em horário de trabalho no protesto de professores durante a visita do governador Beto Richa deveria provocar uma discussão mais ampla: a qualificação dos indicados pelos edis como assessores. Não tenho condições de avaliar a atual equipe de assessoria, mas cansei de ver esta função sendo exercida por pessoas que não tinham a mínima qualificação profissional para tal. Sobre a forma de cumprir o horário previsto, já tive conhecimento de casos bem mais cabeludos, de assessores que "flanavam" pela Casa de Leis sem maiores questionamentos. 

mostrar

31/01/2017 - 19:57:09

SEXTA-FEIRA TEM ELEIÇÃO NO SINDOSCOM

Leila Vanda Aguiar e Marcelo Fim encabeçam, respectivamente, as chapas 1 e 2 na eleição para a nova direção do Sindoscom. De um lado, Leila que representa a atual administração. Do outro, Marcelo Fim que conseguiu aglutinar grupos insatisfeitos com os rumos da entidade. A eleição será nesta sexta-feira, dia 3, com uma urna fixa na sede da entidade e duas volantes.

mostrar

31/01/2017 - 19:56:25

A LIDERANÇA DO PREFEITO NA CÂMARA PELA ÓTICA DO VEREADOR LUCAS BARONE

Em entrevista telefônica concedida ao colaborador deste Blog, Gabriel Gagá, as 17;44 hrs de hoje 31-1-17 em que foram questionados assuntos de interesse dos nossos blogleitores[as] e da comunidade de Paranavaí, ao que se segue no seu inteiro teor:


1) Vereador Lucas Barone, você foi convidado pelo prefeito KIQ para ser de Líder de governo logo em seu início de mandato eletivo na Câmara municipal de Paranavaí?
L°B°: Não, não foi falado comigo em nenhum momento, nem em termos oficiais, ou em diálogos comuns, nem por assessores dele, Prefeito KIQ, nem por ele próprio, pessoa que é meu amigo desde muito antes de se cogitar política e continuaremos nossa amizade, ''mesmo tendo sido eu, eleito pela chapa adversária à candidatura dele''!
2) Então o senhor não aceita o chamado, vereador?
L°B°: Não disse isto e nem deixei que se entenda tal negativa, mas vamos analisar pelo trilho democrático de relacionamentos dos Poderes Legislativo e Executivo; O prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, têm, na Câmara, vereadores(a) que foram eleitos pelo coligação do PSDB, estribado pelo que se dita na legislação eleitoral então sabe-se que por certo, ele vai buscar dentre sua coligação um nome de consenso para liderar sua administração diante da Casa de Leis do povo de Paranavaí, e, acredito eu, que caso por motivos que são do prefeito, não se escolha um dos meus Pares e eu for convidado eu vou analisar com o mesmo apreço e respeito que nutro pelo prefeito KIQ, pelo Delegado KIQ, pelo cidadão de Paranavaí, KIQ!


3) Posso considerar sua resposta um Sim?
L.B. - Gabriel, Jornalista Praxedes e leitores[as], eu fui eleito vereador e meu compromisso é com a população da nossa cidade, com a população de nossos distritos, com o futuro. ''E futuro próspero se dá com atitudes éticas, com palavras que se cumpram'' e com uma palavra em desuso em nossa língua, a benemerência, que sempre cita você, Gabriel, que é a cordialidade no trato do servidor público para com os que o procuram, atencioso com sua comunidade, pois bem, eu fui eleito um Servidor Público e vou fazer meu trabalho com a dedicação, respeito e Fé, idênticos aos que me elegeram para toda a população da nossa região!
O Brasil vive dias difíceis que podem se transformar em crescimento, desenvolvimento sustentável, geração de renda e empregos se houver extremo respeito com a aplicação dos impostos pagos pelo povo, e nós vamos fazer uma Legislatura que marque seus dias na probidade da história da nossa Paranavaí!

mostrar

31/01/2017 - 19:55:31

IPTU/PARANAVAÍ: DESCONTO DE 10% VAI ATÉ O DIA 10

Os contribuintes que não aproveitaram a primeira data de vencimento do IPTU 2017 com 20% de desconto à vista, têm até o dia 10 fevereiro para usufruir da nova taxa de desconto, desta vez de 10%.
O último desconto é de 5% e deve ser pago até o dia 11 de março. Quem preferir, também poderá fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto, sendo que o último vencimento não poderá ser superior a 31 de outubro. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para efetivar o parcelamento.
Os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e Região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município, devem retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), mediante apresentação de documento pessoal.
Coleta de Lixo – Quem não optou pelo pagamento da taxa de coleta de lixo à vista com 8% de desconto (até 10 de janeiro), terá o valor da taxa enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em até 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.
Pedidos de revisão – O contribuinte que não concordar com o valor do IPTU e da taxa de coleta do lixo pode pedir uma revisão nos cálculos através de um requerimento que deve ser retirado no setor de protocolo da Prefeitura mediante a apresentação do carnê (IPTU ou taxa do lixo) e do CPF. A data limite para os pedidos de revisão é 10 de abril.
Isenção – O prazo para os pedidos de isenção vai até o dia 31 de maio, e é possível aguardar até que o movimento na Prefeitura acalme.
A Lei prevê a isenção do pagamento de impostos como o IPTU para algumas categorias de cidadãos em Paranavaí. Idosos com mais de 65 anos, viúvos, aposentados e pensionistas que tenham uma renda individual de até dois salários mínimos, sejam proprietários de um único imóvel e residam no local, podem pedir a isenção do pagamento da taxa de IPTU junto ao protocolo.
O mesmo vale para deficientes físicos e portadores de doenças especiais (com renda individual de até três salários mínimos), imóveis com até 70 m² (que não seja apartamento e com renda familiar de até dois salários mínimos) e imóveis localizados em área de erosão num raio de 100 metros.

mostrar

31/01/2017 - 19:54:30

RAINHA EXPOPARANAVAÍ 2017: INSCRIÇÕES ABERTAS

  RAINHA EXPOPARANAVAÍ 2017: INSCRIÇÕES ABERTAS

A diretoria da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP) vai escolher na próxima semana as 12 finalistas do Concurso Rainha da ExpoParanavaí 2017. As inscrições estão abertas até o próximo domingo, dia 5 de fevereiro. Para participar, as candidatas precisar ter entre 17 e 25 anos e morar em Paranavaí ou qualquer outra cidade da região.
Para se inscrever, basta enviar um e-mail até o dia 5 de fevereiro para o endereço eletrônico rainha@srnp.com.br com nome completo, data de nascimento, endereço, telefones de contato e duas fotos – uma de rosto e outra de corpo inteiro.
O concurso vai escolher a Rainha, 1ª Princesa e 2ª Princesa da 46ª ExpoParanavaí, que terão a responsabilidade de ser os rostos da Feira, representando as mulheres do agronegócio na região Noroeste.
A data da primeira seletiva será marcada e informada às candidatas nos próximos dias. Para mais informações, as interessadas podem entrar em contato através do telefone: (44) 3424-2020 ou pelo e-mail rainha@srnp.com.br.

mostrar

31/01/2017 - 19:52:36

VISITA A EDUARDO CUNHA (PMDB-RJ), PRESO, TEM DESPESA PAGA COM DINHEIRO DO POVO

O desavisado deputado federal por Mato Grosso do sul, do PMDB, Carlos Marun foi visitar o amigo preso  Eduardo Cunha, no Complexo Médico Penitenciário - Pinhais ,  na região metropolitana da Capital, hospedou-seno Hotel Rochelle, centro de Ctba, e retomou viagem rumo a Porto Alegre num vôo da  Cia aérea Azul = hospedagem R$154,38 e o bilhete aéreo R$327,58, que,segundo o deputado federal Carlos Marun, ''sem querer, foi ressarcido, com dinheiro da cota parlamentar que eles tem direito todo o mês''
Continuando desta forma, para políticos pilantras, é bem capaz que tornem o ato de roubar, um crime, só para persegui-los!

mostrar

31/01/2017 - 19:51:58

ROBERTO REQUIÃO É DOR DE CABEÇA PARA MICHEL TEMER

O indissolúvel senador Roberto Requião, resolveu, e nisso ele disse bem, sair candidato à presidente do senado Federal, por não correr o risco de ser cassado, 'caçado'', ou preso, segundo palavras dele! A atitude fere uma costura de acordo do Palácio do Planalto para lançar Eunício de Oliveira, do PMDB - Ceará e com no escrito no ''dossiê das delações premiadas Odebrecht'' e ainda, na quarta feira o Supremo Tribunal Federal vai votar, no Pleno, a Arguição de descumprimento de preceito fundamental -ADPF 402, que vai dar decisão sobre quem pode ocupar a sucessão na cadeira de presidente do Brasil!
Velho Gagá

mostrar

31/01/2017 - 19:51:20

PREFEITO DE COLORADO TEM IMÓVEL INDISPONÍVEL PELA JUSTIÇA

A Justiça decretou liminarmente a indisponibilidade de um imóvel de propriedade do prefeito eleito de Colorado, Norte-Central paranaense, por conta de irregularidades investigadas em mandatos anteriores do agente político (gestões 2005-2008 e 2009-2012). Também foi deferida liminar determinando a indisponibilidade de bens de um ex-estagiário do gestor municipal, suspeito de ser “laranja” em esquema que teria beneficiado o prefeito. As decisões, proferidas pelo Juízo da Comarca, atendem ações propostas pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Colorado.
As liminares foram concedidas para que, com os imóveis tornados indisponíveis, haja garantia de eventual ressarcimento do erário a partir de condenações em ações de improbidade existentes contra o prefeito. O uso de supostos “laranjas” para a compra de imóveis foi apurado em investigação realizada pela Promotoria de Justiça para verificar indícios da prática do crime de lavagem de dinheiro pelo ex-gestor e que teriam relação com ilegalidades cometidas na gestão 2009-2012, notadamente quanto à aprovação de loteamentos imobiliários em desconformidade com a Lei Federal nº 6.766/1979.
Como foi eleito para novo mandato e empossado neste mês, em razão de liminar concedida pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o prefeito passou a ter foro privilegiado. Assim, as investigações, iniciadas pela Promotoria, foram encaminhadas à Procuradoria-Geral de Justiça, que passa a conduzir o caso.
Erosões – Entre as irregularidades encontradas nos loteamentos autorizados na gestão 2009-2012 verificou-se um problema de erosão no Município causado pelo manejo incorreto das águas da chuva nos terrenos. A Promotoria de Justiça apurou que os empreendimentos foram aprovados com galerias pluviais ligadas a uma rede coletora municipal inexistente. Com isso, a empresa responsável deixou de investir cerca de R$ 1,5 milhão em infraestrutura básica obrigatória. 
Foi descoberto também que um estagiário do ex-gestor adquiriu dessas loteadoras terrenos a preços abaixo do valor de mercado. Os valores pagos pelos imóveis foram transferidos para a conta do ex-prefeito: inclusive um veículo foi dado em pagamento e repassado para o filho do ex-gestor. A Justiça determinou ainda que a empresa responsável pelos lotes apresente a documentação completa dos imóveis vendidos ao rapaz, ao prefeito e ao filho do gestor municipal.
As investigações do MP-PR relacionadas ao prefeito “visam apurar a prática de atos tipificados, em tese, como de improbidade administrativa, assim entendido o desvio de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, fraudes a licitações, prevaricações e enriquecimento ilícito, com os desdobramentos penais em andamento”.

mostrar

Fale com o Praxedes